Blog

Home / Blog

30 maio 2018

Osteoporose

A Osteoporose é definida como a redução da densidade mineral óssea (DMO), tendo como causa a deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, que leva à fragilidade óssea e consequentemente a um aumento do risco de fratura. É uma doença de instalação silenciosa.

O primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço por menor que sejam.

O risco de desenvolver Osteoporose pode ser reduzido, se medidas como uma alimentação rica em cálcio, manutenção de uma atividade física e aporte adequado de Vitamina D foram proporcionados ao longo da vida. Entretanto, mesmo com todos estes cuidados, uma parte dos indivíduos terão osteoporose, pois a herança genética ainda não pode ser modificada. Mas nos dias de hoje, existem tratamentos eficazes, caso você já tenha a doença.

Procure um reumatologista, que poderá conduzir seu tratamento de maneira adequada evitando assim o risco de fraturas

 

  • Cerca de 30% das mulheres após os 50 anos terão fraturas vertebrais.
  • Vinte por cento dessas mulheres com fraturas terão novas fraturas se não tratadas no primeiro ano.
  • A perda óssea mais significativa ocorre nos primeiros 5 anos após a menopausa, quando passa de 0,2-0,5% ao ano para 2-10% no mesmo período.
  • Fratura no osso osteoporótico pode ocorrer por trauma mínimo ou queda da própria altura.
  • Fratura de fêmur leva a 10-20% de mortalidade no primeiro ano e 30% de incapacidade permanente.
  • No homem a fratura está associada a maior mortalidade.

 

Dra. Mayara Mendes

 

http://dramayaramendes.com.br/osteoporose-voce-precisa-saber/